30 de mar. de 2013

Estudantes cadastrados no Bolsa Família repetem menos de ano, revela pesquisa

Divulgação / EBC
 Pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) concluíram que, entre os estudantes incluídos ao Cadastro Único (CadÚnico), os que recebem Bolsa Família têm 11% a menos de chance de repetirem de ano, se comparado aos cadastrados que não recebem benefício pelo programa.

  • Pesquisa revela que alunos com Bolsa Família repetem menos de ano
Para se chegar a esse resultado, os pesquisadores do Ipea, Luis de Oliveira e Sergei Soares, realizaram um paralelo entre  os dados de três bases administrativas – CadÚnico, Projeto Frequência e Censo Escolar – e concluíram haver “evidências de que o Programa Bolsa Família reduz a repetência de quem o recebe”, revela a pesquisa.

Leia mais...

Especialistas alertam para risco da malhação no caso dos sedentários

Foto: SXC/Creative Commons
Passado o verão, a corrida nas academias é para manter o corpo em forma para as próximas estações. Porém, para os sedentários, a recomendação é que se faça uma avaliação do estado de saúde antes de começar a praticar exercícios, evitando surpresas desagradáveis. Os especialistas alertam também para o exagero de atividades físicas, cuidados, alimentação e exercícios indicados para os que estão muito tempo parados.
De acordo com Jousimar Souza, professor de educação física especialista em fisiologia do exercício e personal treiner da academia Jump Cat, o primeiro passo para quem está muito tempo sem malhar e quer iniciar a atividade física é procurar um médico, fazer os exames necessários para saber se está apto. É a partir dessa avaliação que a pessoa fica liberada, ou não, para as práticas esportivas.

Leia mais...

Joelma nega ter comparado gays a drogados: “recuperação é tão difícil”

Foto: Milene Cardoso / AgNews
A cantora Joelma, da banda Calypso, comentou, em entrevista ao colunista Bruno Astuto, da revista Época, a respeito do casamento gay. Ela diz ser contra a união homossexual porque, segundo ela, a Bíblia não concorda com o fato. Evangélica “maluca”, como ela mesma se definiu durante a entrevista, Joelma disse que se tivesse um filho gay “lutaria até a morte para fazer sua conversão”.

Leia mais...

Inscrições para o Prêmio Gestão Escolar 2013 estão abertas até 31 de maio

As inscrições para o Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2013, iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), estão abertas até dia 31 de maio. O prêmio visa estimular a melhoria da gestão das escolas públicas em busca do objetivo de garantir educação de qualidade, direito fundamental de todos os estudantes brasileiros.
“A autoavaliação constitui estratégia imprescindível à gestão escolar que busca construir sua competência e melhorar o desempenho da escola, com foco no sucesso do alunado. Portanto, ao apresentar a candidatura, o diretor e sua escola participarão de um importante e contínuo movimento nacional pela melhoria da qualidade de ensino”, explicou a gerente de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Educação (SEE), Ana Carolina Lubambo.

Leia mais...

Ondas chegam a 2 metros e alagam calçadas da orla de Manaíra em João Pessoa

Quem passou pela calçadinha da Praia de Manaíra, em João Pessoa, na tarde desta sexta-feira (29), presenciou a força das ondas. Devido à maré alta e com a ajuda da força dos ventos, as águas chegaram à calçada.
Muitas internautas compartilharam fotos nas redes sociais. A areia foi encoberta pelas águas.Ondas de até 2m se formaram causando um fenômeno bonito, mas perigo em parte da orla de João Pessoa.
A Capitania dos Portos da Paraíba alertou aos navegadores que eles devem ficar em alerta para os ventos fortes e a agitação marítima que vêm sendo registrados nas praias paraibanas.
Apesar do aviso, muitas pessoas ainda se arriscavam e iam observar o fenônemo ultrapassando o limite permitido.

Leia mais...

Documentos da ditadura estarão disponíveis na internet a partir dessa segunda

Os arquivos e prontuários do extinto Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops), órgão de repressão do país no período da ditadura, poderão ser acessados na internet a partir dessa segunda-feira (1º). Ao todo, cerca de 1 milhão de páginas de documentação foram digitalizadas.
O trabalho é resultado da parceria entre a Associação dos Amigos do Arquivo Público de São Paulo e o projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia, do Ministério da Justiça, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Leia mais...

Especialistas elegem os 4 piores alimentos para mulheres

Foto: Getty Images
Nem todas as calorias têm o mesmo efeito no corpo. Sabemos que os alimentos frescos, frutas, legumes e proteínas magras são mais alimentos mais saudáveis, mas na hora de ir ao supermercado também ajuda saber quais devem ser evitados. Por isso, o site Fit Sugar consultou um time de especialistas para selecionar os piores alimentos para as mulheres. Confira:

Laticínios
“Esta é a primeira coisa que digo para meus pacientes pararem de comer”, afirma a nutricionista Kimberly Snyder, autora do livro The Beauty Detox Solutlon.

Leia mais...

No aniversário do golpe, clubes militares atacam Comissão Nacional da Verdade

São Paulo – A Comissão Nacional da Verdade foi o alvo escolhido pelos clubes Militar, da Marinha e da Aeronáutica em mensagem “à nação brasileira” pela passagem dos 49 anos do golpe de 1964 – ou “revolução”, como preferem os defensores do movimento. Em nota, as entidades atacam os “democratas arrivistas” e reafirmam que a intervenção de quase cinco décadas atrás ocorreu para preservar a ordem.
Segundo os clubes, as ações das Forças Armadas desde o início da República garantiram sua credibilidade. “Não foi por outro entendimento que o povo brasileiro, no início da década de 1960, em movimento crescente, apelou e levou as Forças Armadas Brasileiras à intervenção, em Março de 1964,

Leia mais...

Cirurgia melhora qualidade de vida de pessoas com Parkinson

Quando recebeu o diagnóstico de mal de Parkinson, há seis anos, a advogada Juliana Torres, 59 anos, disse que achou que a sua vida tivesse perdido o sentido. “Sabia que era uma doença degenerativa. Com o passar do tempo, os sintomas só foram piorando. Meu corpo ficou rígido, mal mexia o pescoço. A gente também sofre de solidão, porque perde o convívio social”, relatou. Em fevereiro deste ano, no entanto, uma cirurgia de alta tecnologia mudou a perspectiva de vida dela. O implante de um eletrodo no cérebro, feito pela equipe de neurocirurgia funcional da Santa Casa de São Paulo, fez com que ela recuperasse os movimentos e, com eles, a qualidade de vida.

Leia mais...

28 de mar. de 2013

Paixão de Cristo de João Pessoa terá quatro noites de apresentação

O espetáculo 'Calvário' é encenado no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa (Foto: Rafael Passos/Secom-JP)
A ‘Paixão de Cristo 2013’ de João Pessoa estreia nesta quinta-feira (28), no Ponto de Cem Réis, no Centro da capital. Este ano, o espetáculo "O Calvário", com texto e direção de Roberto Cartaxo, foi a proposta selecionada. As encenações acontecem durante quatro noites, até domingo (31), sempre com duas sessões, às 19h e às 21h, com entrada gratuita. A previsão da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) é que nesse período um público de mais de 25,6 mil pessoas prestigie o evento.

Leia mais...

Expectativa de vida cresce seis horas por dia, diz estudo

Que a expectativa de vida é hoje maior do que em épocas passadas, todos sabem. Porém, um levantamento feito pelo Escritório de Estatísticas Nacionais da Inglaterra chegou a um número que mostra esse aumento. Segundo informações do órgão divulgadas pelo jornal Daily Mail, a cada dia a expectativa de vida cresce seis horas.

De acordo com o estudo, a expectativa aumenta dia a dia. Para as mulheres, o aumento identificado é um pouco menor: quatro horas por dia. E esse crescimento vem sendo registrado nas últimas três décadas.

Leia mais...

27 de mar. de 2013

Com fardas do Exército, bandidos explodem caixa eletrônico e fogem atirando contra polícia

Cerca de dez homens vestidos com uniformes do Exército Brasileiro explodiram um caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal (CEF), localizado em um anexo da Prefeitura Municipal de Lucena, Litoral Norte paraibano. Sede do governo local não foi danificada, conforme informou a Polícia Militar.
De acordo com o 7º BPM, por volta das 2h30, os criminosos chegaram em um camioneta Hilux e motos, montaram os explosivos e detonaram o terminal eletrônico. Um vizinho da prefeitura ouviu o barulho e acionou a polícia do destacamento local.

Leia mais...

Câmara Municipal de Belém e Casserengue gastaram juntas mais de 40 mil reais com combustível em 2012

Quantos quilômetros é possível percorrer com mais de 6 mil litros de combustível e qual a necessidade de um carro oficial de uma Câmara municipal, percorrer mais de 130 quilômetros por dia, em média? Gastos excessivos com combustíveis ou necessidade?
Nossa reportagem entrou no Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade, do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, o SAGRES; e fez um levantamento dos gastos com combustíveis de algumas câmaras municipais, relacionados ao exercício do ano de 2012. Os gastos são semelhantes entre várias Casas Legislativas e em alguns casos, apontam para um custo com combustível que ultrapassa os mil reais por mês. É o que revela um levantamento feito pela nossa reportagem.

Leia mais...

Assaltante pede desculpa e devolve pertences em Porto Alegre

Um fato inusitado chamou a atenção de uma professora que mora em um condomínio no Bairro Cristal, na Zona Sul de Porto Alegre. Depois de sua casa ter sido invadida por um assaltante, ela foi surpreendida por um bilhete manuscrito no qual o suspeito pedia desculpas pelo crime e ainda que Deus a abençoasse.
O papel estava em uma embalagem plástica junto com documentos e cartões que haviam sido levados, como mostra a reportagem desta terça-feira (26) do Bom Dia Rio Grande, da RBS TV.

Leia mais...

26 de mar. de 2013

SUS vai oferecer teste rápido para tuberculose até o fim do ano

Brasília – O Ministério da Saúde anunciou nessa segunda-feira (25) que vai disponibilizar na rede pública, até o final do ano, um teste rápido para diagnóstico da tuberculose. O exame pode detectar o bacilo causador da doença em duas horas, além de identificar se o paciente tem resistência ao antibiótico rifampicina, usado no tratamento.
No exame tradicional, são necessários de 30 a 60 dias para realizar o cultivo da micobactéria e mais 30 dias para obter o diagnóstico de resistência à rifampicina. Com o novo teste, os índices de sensibilidade e de especificidade, segundo a pasta, chegam a 92,5% e 99%, respectivamente, o que diminui a possibilidade de um falso positivo.

Leia mais...

Coreia do Norte põe tropas em posição de combate e mira EUA

A Coreia do Norte colocou nesta terça-feira (26) suas tropas em posição de combate, com armas apontadas para alvos americanos em Guam (na Oceania), no Havaí, e também no continente dos Estados Unidos.
O governo norte-coreano ordenou que suas unidades de mísseis estratégicos estejam prontas para disparos.
“O comando superior do Exército Popular da Coreia declara que todas as tropas de artilharia, incluindo as unidades de mísseis estratégicos e as unidades de artilharia de longo alcance devem estar em preparadas para combate de classe ‘A’”, informa comunicado da Agência Central de Noticias Coreana, a “KCNA”.

Líder norte-coreano Kim Jong-un supervisiona exercício militar de suas tropas. 
(Foto: KCNA / Via Reuters)
A nova ameaça é represália aos novos sobrevoos de caças americanos sobre a península coreana, durante exercícios conjuntos com a Coreia do Sul.
A KCNA informou que as unidades de artilharia da Coreia do Norte também têm na mira alvos da Coreia do Sul.

Leia mais...

Violência obstétrica: Na hora de fazer não gritou

Eu tive meu filho em um esquema conhecido por profissionais da área da saúde como o limbo do parto: um hospital precário, porém maquiado para parecer mais atrativo para a classe média, que atende a muitos convênios baratos, por isso está sempre lotado, não é gratuito, mas o atendimento lembra o pior do SUS, porém sem os profissionais capacitados dos melhores hospitais públicos nem a infraestrutura dos hospitais caros particulares para emergências reais. Durante o pré-natal, fui atendida por plantonistas sem nome. Também não me lembro do rosto de nenhum deles.

Leia mais...

Ações em todo o país marcam início da Jornada da Juventude

Na busca por mudanças estruturais e avanços em direitos, jovens que atuam em diversas organizações sociais realizam a Jornada Nacional de Lutas da Juventude Brasileira. As ações, espalhadas por todo o Brasil, começam nesta segunda-feira (25) e se estendem até o dia 1º de abril.
Entre os principais temas estão a denúncia do extermínio da juventude negra e a cobrança por mais recursos públicos para universalizar a educação. Além disso, pedem a democratização dos meios de comunicação, condições dignas de trabalho e a reforma política, para impedir o financiamento privado de campanhas e ampliar a participação popular na democracia.

Leia mais...

23 de mar. de 2013

Operação Lei Seca flagra 1.036 motoristas embriagados e reduz acidentes em toda a Paraíba

Desde que o Governo do Estado criou a Operação Lei Seca, integrando as ações de fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), 1.036 motoristas paraibanos  já foram flagrados dirigindo embriagados.
A integração das ações aconteceu em setembro do ano passado, antes das alterações na chamada ‘lei seca’ que elevaram o valor da multa de R$ 957,70 para R$ R$ 1.915,40 podendo ser dobrado para R$3.830,80, se houver reincidência, em até um ano.
Para colocar em prática a Operação Lei Seca, foram adquiridos etilômetros (bafômetros eletrônicos) e viaturas equipadas com computadores interligados ao banco de dados do Detran para facilitar a consulta dos veículos e condutores.

Leia mais...

Saiba como o Gabinete Digital tem democratizado governos no país

Criado em maio de 2011, a concepção do projeto foi acompanhada de uma ampla pesquisa que analisou exemplos de democracia digital do Brasil e do exterior e inspirou a criação de um conjunto único de mecanismos para a participação.
 Entre as principais ferramentas desenvolvidas pelo Gabinete Disgital está o “Governador Pergunta”. “É uma ferramenta muito eficiente que consegue construir de forma colaborativa as políticas públicas e também orientar o governo nestas políticas”, explica Solagna.

Leia mais...

Cuidados com alimentação rica em ferro ajuda a prevenir anemia

Thinkstock
Baixo desempenho no trabalho, dificuldade de concentração, excesso de sono, tontura, palpitações, falta de ar, perda de apetite. Você se sente assim? Cuidado, pois você pode estar com anemia.
Existem vários tipos de anemia, mas a mais comum é a ferropriva, ou seja, pela deficiência de ferro no organismo. Ela é caracterizada pela deficiência no tamanho ou no número de células sanguíneas (glóbulos vermelhos) ou, ainda, na quantidade de hemoglobina que elas contêm, trazendo como consequência a limitação das trocas de oxigênio e gás carbônico entre o sangue e as outras células do corpo – o que acaba trazendo uma série de problemas, como os citados acima.

Leia mais...

Garota de programa é presa em flagrante, no centro de JP, com arma engatilhada

Ana Paula Lins de Oliveira, 23 anos, foi presa na noite dessa sexta-feira (22), por policiais militares da Força Tática do 1º Batalhão da Polícia Militar, sob o comando do cabo Evangelista, durante uma abordagem de rotina na Rua da Areia, Centro de João Pessoa.

A jovem é profissional do sexo e estava aguardando para fazer “programa” na Rua da Areia, quando demonstrou nervosismo ao observar a aproximação da viatura policial.

Leia mais...

22 de mar. de 2013

Jovens sofrem pressão para ter corpo de atrizes pornô, diz professora

Foto: Getty Images
Segundo Helen Porter, membro da Associação de Professores e Docentes do Reino Unido (ATL), as mulheres jovens estão sofrendo cada vez mais pressão para se enquadrarem aos ideais de beleza dos meninos que desejam namoradas que pareçam atrizes pornôs. A professora defende que as garotas estão copiando imagens cada vez mais extremas e estão sempre insatisfeitas com sua autoimagem. Ao jornal Huffignton Post, a especialista classificou como deplorável a busca por alcançar padrões inatingíveis de beleza.


Leia mais...

Aborto: posição do Conselho Federal de Medicina é histórica, diz ativista

A autonomia da mulher para decidir pela interrupção da gravidez até a 12ª semana, defendida nessa quinta (21) pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), é um fato histórico, na avaliação da organização feminista Católicas pelo Direito de Decidir. “Com a divulgação desse posicionamento, o conselho não só atende a reivindicações dos movimentos em defesa da descriminalização do aborto como fortalece esse debate”, disse Rosângela Talib, da coordenação geral da entidade.
Segundo ela, o CFM deu um passo além por entender que até a 12ª semana de gestação a mulher tem autonomia para decidir sem a necessidade de laudos de médicos ou psicólogos, conforme prevê o projeto de reforma do Código Penal que tramita no Congresso. A ativista espera que a manifestação dos conselheiros tenha influência sobre os parlamentares que vão analisar o texto da reforma e que, antes disso, ainda provoque debates mais amplos inclusive com a participação do Ministério da Saúde, que se isenta da discussão.

Leia mais...

Band acusa Globo de concentrar mercado de TV por assinatura

Na última quarta-feira (20/3), o vice-presidente de canais pagos da Band, Paulo Saad Jafet, criticou a nova lei de TV por assinatura por ampliar o acesso de novos canais, mas manter uma “distorção do mercado”, informou o blog Daniel Castro, do R7.
Segundo Jafet, essa distorção se deve ao fato de a Globosat, programadora de canais pagos da Globo, deter um terço dos custos de programação das operadoras, devido uma “interação histórica” com essas empresas – incluindo participação acionária e direito de veto a canais.

Leia mais...

Pesquisa revela que 46% dos prefeitos que assumiram reclamam da herança dos antecessores

Por todo canto que eu me viro cruzo com prefeitos choramingando a herança recebida dos antecessores.
Muitos fazem isso para despistar quem quer lhe oferer algo, cobrar dívida ou compromisso de campanha, mas muitos tem motivos de sobra mesmo para chorar.
Mas também há aqueles que atacam o antecessor mirando apenas na questão do política do prejudicar por prejudicar.

Comprovando essa tese, um levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios revela que quase metade (46%) dos prefeitos que respondeu a um questionário da entidade afirma que assumiu cidades sucateadas.
O setor de saúde aparece como o principal, seguido de obras na área de infraestrutura.

Leia mais...

Brasil tem uma criança com síndrome de Down a cada 600 a 800 nascimentos

A síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, é uma condição geneticamente determinada. Trata-se da alteração de cromossoma mais comum em humanos. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, a cada 600 a 800 nascimentos, uma criança tem síndrome de Down, independentemente de etnia, gênero ou classe social. Hoje é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data foi criada em 2006 com o objetivo de valorizar as pessoas com a síndrome, conscientizar a sociedade sobre a importância da promoção de seus direitos e, assim, permitir que elas tenham vida plena e digna, como membros participativos em suas comunidades.

Leia mais...

21 de mar. de 2013

Após polêmica, ‘caveira’ é retirada da farda do Bope da PM da Paraíba

O Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar da Paraíba (Bope) está proibido de usar, em sua farda, o símbolo do punhal encravado numa caveira. A determinação deve ser publicada no boletim interno da PM que circulará nesta sexta-feira (22), mas os integrantes do Bope já retiraram o emblema de suas fardas nesta quinta.
O uso da caveira como símbolo do Bope gerou protestos do Conselho Estadual de Direitos Humanos e um discurso àspero do deputado Luiz Coputo (PT), na tribuna da Câmara Federal. A polêmica ficou ainda mais acirrada depois da quinta-feira passada (14), quando, durante a comemoração do primeiro ano de aniversario do Batalhão Especial da Polícia Militar da Paraíba, o comandante geral da PM, coronel Euller Chaves, vestiu o uniforme preto com o símbolo.

Leia mais...

Enem teve mais de 300 corretores de redação afastados, diz Inep

Luiz Cláudio Costa,
presidente do Inep
(Foto: Reprodução)
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, afirmou que mais de 300 corretores contratados para avaliar as redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012 foram afastados do processo de correção das provas. Em entrevista ao G1, Costa explicou que os corretores foram afastados porque seus supervisores verificaram que eles não cumpriram os requisitos de qualidade.
“Os corretores têm um supervisor que vê a qualidade, nós temos 23 itens de checagem de qualidade. Ele faz checagem, quando não havia jeito, se não estava cumprindo, os corretores que foram retirados”, afirmou o presidente do órgão responsável pelo Enem.

Leia mais...

Pão sírio com presunto e queijo é boa opção para lanche light

ingredientes


  • 300 g de farinha de trigo
  • 2 colheres (café) de fermento granulado para  pão dissolvido em 150 ml de leite
  • 6 colheres (sopa) de iogurte natural
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 3 colheres (sopa) de manteiga derretida
  • 1 colher (chá) de sal
  • farinha para polvilhar
  • óleo vegetal para untar a frigideira

Recheio

Leia mais...

Paraibano pobre têm apenas 3% de chances de ter boa nota no Enem

Primeiro relatório do NEES foi 
divulgado nesta quinta-feira, 
em evento realizado na UFPB
(Foto: Reprodução)
Na Paraíba, um estudante pobre, com renda familiar de no máximo um salário mínimo, tem apenas 3% de possibilidade de estar no grupo de 10% dos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que obtêm as melhores notas.

O dado foi divulgado nesta quinta-feira (21) e integra o primeiro relatório do Núcleo de Estudos em Economia Social (NEES), formado por alunos, pós-graduandos e professores da UFPB.
De acordo com o boletim “Nota do Enem e Background Familiar: Uma Avaliação dos Estudantes Paraibanos”, um estudante considerado rico, com renda a partir de nove salários mínimos, possui a probabilidade de 49% de fazer parte do grupo das melhores notas. Em comparação, um estudante pobre precisa se esforçar 16 vezes mais que um estudante considerado rico.
O relatório aponta ainda que, além da renda familiar, o grau de escolaridade dos pais dos estudantes interfere diretamente no desempenho no Enem. A possibilidade de um estudante filho de mãe analfabeta tirar uma nota superior à média nacional é de aproximadamente 27% contra 69% caso a mãe seja graduada, aponta o estudo.

Leia mais...

Energisa corta energia da Prefeitura de Curral de Cima e depois descobre “gato” no local

Nadir, prefeito de Curral de Cima
O fornecimento de energia elétrica do prédio da Prefeitura Municipal de Curral de Cima, foi cortado pela Energisa por falta de pagamento. Pelo menos esta é a informação repassada por um popular à redação do Portalmidia, na tarde desta quinta-feira (21). O problema é que logo depois um “gato” teria sido feito, não se sabe com ordem de quem, para que o prédio não ficasse sem energia.
Ao tomar conhecimento que o prédio continuava consumindo energia, a empresa voltou lá e teria constatado o “gato”,

Leia mais...

Homicídios na Paraíba caem 10,5% nos dois primeiros meses do ano

O estado da Paraíba apresentou redução de 10,5% no número de homicídios nos primeiros dois meses deste ano, em comparação a igual período de 2012. Enquanto este ano, nos meses de janeiro e fevereiro, ocorreram 262 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), em 2012 foram 293 casos. Os dados são da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social e foram apresentados ao governador Ricardo Coutinho na manhã desta terça-feira (19), durante reunião de monitoramento realizada no Palácio da Redenção, em João Pessoa.

Leia mais...

TCE-PB aprova contas das Câmaras de Mulungu e Duas Estradas

Sede do TCE-PB
O Tribunal de Contas da Paraíba emitiu parecer contrário à aprovação das contas de 2010 do prefeito de Riacho dos Cavalos Sebastião Pereira Primo, a quem impôs o débito de R$ 316.597,41 em razão de gastos fictícios, despesas pagas em duplicidade e outras não comprovadas, em parte com o INSS.
A decisão, da qual cabe recurso, ainda incluiu uma multa de R$ 31.659,74 (10% do valor dos prejuízos) e duas outras de R$ 4.150,00 (por desobediência à Lei de Responsabilidade Fiscal e aplicação insuficiente em Manutenção e Desenvolvimento do Ensino). Foi relator do processo o auditor Marcos Costa.
Tiveram as contas de 2011 aprovadas os prefeitos de Nova Palmeira (José Petronilo de Araújo), São Domingos (Adeilza Soares Freires) e Bom Sucesso (Gilson Cavalcante de Oliveira). Também, as Câmaras Municipais de Matinhas, Mulungu, Duas Estradas e Maturéia.
Presidida pelo conselheiro Fábio Nogueira a sessão plenária teve as participações dos conselheiros Umberto Porto, Nominando Diniz, Arthur Cunha Lima, Fernando Catão e André Carlo Torres Pontes. Ainda, as dos auditores substitutos de conselheiros Antonio Gomes Vieira Filho, Antonio Cláudio Silva Santos, Oscar Mamede e Renato Sérgio Santiago Melo. O Ministério Público esteve representado pela procuradora geral Isabella Barbosa Marinho Falcão.

Portal Midia

Leia mais...

Dor antes ou depois da corrida pode ser alerta

A expressão em inglês “no pain, no gain” (sem dor, não há vitória) resume o pensamento de milhões de atletas que buscam nesta afirmação uma justificativa para um comportamento esportivo, no mínimo questionável.
Hoje nós questionamos se para atletas competitivos de alto rendimento, o esporte é saúde, pois a dor pode ser uma companheira constante, com a qual se habituam a conviver e muitas vezes dando menos importância do que deveriam.  O limiar da dor é muito variável entre os atletas e quando muito elevado pode provocar lesões músculo-esqueléticas na sobrecarga.

Leia mais...

Sozinha, Morena dá à luz uma menina: Jéssica

Reta final de gravidez não é hora para fortes emoções! Mas Morena (Nanda Costa) não consegue evitar o sentimento de desespero ao ver Wanda (Totia Meirelles) no restaurante de Cyla (Walderez de Barros). O primeiro impulso da jovem é fugir! Ela sai pelos fundos sem que Almir (Murilo Grossi) veja e, seguindo desenfreada pelas ruas da Capadócia, em um temporal, reza para São Jorge guiá-la.

Leia mais...

Programa do Gugu, trás de volta para Bananeiras família que estava em São Paulo

No próximo dia 27 deste mês o apresentador Augusto Liberato o popular GUGU, estará  em Bananeiras com sua equipe de produção. O Programa do Gugu com o quadro “DE VOLTA PRO MEU ACONCHEGO”, onde os mesmos se deslocarão de São Paulo – SP, a  cidade com uma família bananeirense, onde a mesma estava enfrentando momentos difíceis em suas vidas na cidade de São Paulo,

Leia mais...

Ana Paula Padrão deixa a Record

A Record acaba de anunciar que Ana Paula Padrão rescindiu seu contrato amigavelmente. O último dia da âncora à frente do “Jornal da Record” é esta quarta (20).
Leia a íntegra do comunicado:
“A Rede Record informa que Ana Paula Padrão deixa a bancada do ‘Jornal da Record’ nesta quarta feira, dia 20 de março.

Leia mais...

Anvisa e Caixa abrem concursos com 386 vagas e salários de até R$ 10 mil

SÃO PAULO - A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a Caixa Econômica Federal publicaram os editais de abertura de seus concursos públicos. No caso da Anvisa, são 314 vagas de nível médio e superior com salários de até R$ 10 mil. Já a Caixa oferece 72 vagas para engenheiros e médicos, com remuneração de até R$ 8 mil.

Todas as vagas disponíveis no concurso da Anvisa são para a sede do órgão em Brasília, Distrito Federal. Entre os cargos de nível superior, há 157 vagas para o cargo de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária, com remuneração inicial de R$ 10.019,20, e 29 vagas para o cargo de Analista Administrativo, com remuneração inicial de R$ 9.263,20.

Leia mais...

Escovar muito o cabelo antes de dormir não faz bem

Foto: Shutterstock
É provável que você já tenha ouvido de alguém falar (ou até mesmo feito isso) que escovar o cabelo cem vezes antes de dormir é bom para os fios. Esse é um dos grandes mitos sobre cuidados com as madeixas que circulam como se fossem verdades absolutas.

De acordo com a terapeuta capilar, Sheila Bellotti, especialista em tratamentos de cabelos danificados, a técnica da escovação repetitiva é uma grande bobagem. “Essa história de cem escovadas foi inventada por alguém, é um mito”, garante. Ou seja, sentar diante do espelho com a escova na mão pode até ser um grande exercício de meditação, mas para as madeixas faz pouco
efeito.

Leia mais...

OEA recebe denúncias sobre criminalização de rádios comunitárias no Brasil

A organização Artigo 19 e a Associação Mundial de Rádios Comunitárias (Amarc Brasil), com apoio do Movimento Nacional das Rádios Comunitárias (MNRC), estiveram em Washington, no dia 11 de março, para denunciar violações ao direito humano à comunicação no Brasil. A ação foi realizada em uma audiência temática da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), órgão da Organização dos Estados Americanos (OEA), que abordou questões relativas às rádios comunitárias.
A audiência, solicitada pela Artigo 19 e pela Amarc Brasil, teve o objetivo de evidenciar o modo como o Estado brasileiro vem lidando com as rádios comunitárias. Segundo Camila Marques, da Artigo 19, o tratamento tem sido “repressivo”, “não fomenta políticas públicas abrangentes e acaba por sufocar as rádios comunitárias”.

Leia mais...

Comissão de Anistia organiza atendimento psicológico a vítimas da ditadura

A Comissão de Anistia lançou na terça (19) “uma nova política pública, ampliando o programa de reparação brasileiro”, conforme diz seu presidente, Paulo Abrão. Denominado Clínicas do Testemunho, o programa visa a dar atendimento psicológico a pessoas atingidas por violência estatal em regime de exceção.

Leia mais...

Aluno é expulso do Colégio da Polícia Militar após ser flagrado vendendo crack dentro da unidade

TV Correio
O estudante de 17 anos que foi detido dentro do Colégio da Polícia Militar, em João Pessoa, na tarde desta quarta-feira (20), comercializando crack, foi  expulso da unidade escolar, conforme informou a Delegacia da Infância e Juventude da Capital.

“O capitão Elmer Oliveira (diretor do colégio) esteve aqui na delegacia e disse que o aluno estava sumariamente expulso do colégio porque feriu gravemente o regimento”, disse um agente da delegacia.

Leia mais...

Revista destaca como a política de cotas criou oportunidades antes inimagináveis

A reportagem de capa da Revista do Brasil mostra o impacto da política de cotas na vida de estudantes negros, índios, pobres e com origem nas escolas públicas e como essas oportunidades podem mudar o futuro das novas gerações. Cida de Oliveira relata experiências de pessoas que, de outra maneira, não teriam acesso a universidades gratuitas e de qualidade e pesquisas de opinião revelam como o êxito da política, que sofreu forte oposição de setores conservadores e de grande parte da imprensa, fez muita gente mudar de opinião e apoiar a iniciativa.
Editorial: Quem vive compara
Vitor Nuzzi traz a análise de economistas a respeito dos novos desafios para o crescimento da economia brasileira – que conseguiu melhorar o emprego e a renda mas precisa agora ampliar os investimentos, públicos e privados, para deslanchar.

Leia mais...

20 de mar. de 2013

Papa confirma que vai à Jornada no Brasil e visitará Aparecida, diz Dilma


Presidente foi a primeira a ser recebida por Papa após missa inaugural.

Dilma brincou ao dizer que o 'Papa é argentino, mas Deus é brasileiro'.

Dilma se encontra com Papa Francisco no Vaticano (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
Depois de se encontrar reservadamente com o Papa Francisco na manhã desta quarta-feira (20) no Vaticano, a presidente Dilma Rousseff afirmou que o pontífice confirmou sua presença na Jornada Mundial da Juventude, que ocorre em julho no Rio de Janeiro, de acordo com assessoria de imprensa do Planalto.
Segundo a presidente, que reforçou ter sido a primeira pessoa a ser recebida pelo Papa após a missa inaugural, Francisco também visitará a cidade de Aparecida, onde fica a maior basílica do Brasil, no interior de São Paulo.

Leia mais...

Procon-PB recolhe mais de 500 litros de suco com comercialização suspensa

O Procon-PB recolheu, na tarde desta terça-feira (19), 567 litros de suco que estão sob suspeita de não atender às exigências legais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e podem colocar em risco a saúde dos consumidores. A ação aconteceu em atendimento à resolução 1.005 da Anvisa, publicada no Diário Oficial da União da última segunda-feira, que determinou a suspensão da comercialização, em todo o país, de determinados sabores e tipos de sucos da marca Ades.

Leia mais...

Governo gasta R$ 488 milhões com tratamentos para obesidade

O Ministério da Saúde gasta anualmente R$ 488 milhões anuais com o tratamento de doenças relacionadas à obesidade, revela pesquisa feita pela Universidade de Brasília.

Foram analisados dados de internação e de atendimento de média e alta complexidade relacionados ao tratamento da obesidade e de outras 26 doenças associadas, como problemas cardíacos, diabetes e cânceres.

Leia mais...

Bolo com cenoura, canela e amêndoa fica delicioso; confira e anote a receita

ingredientes

Para a massa

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • 2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
  • 2 colheres (chá) de canela em pó
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 1/2 xícara (chá) de óleo vegetal
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 4 ovos inteiros
  • 1/2 kg de cenoura ralada
  • 1/2 xícara (chá) de nozes picadas grosseiramente
  • 1/2 xícara (chá) de uvas passas
  • Óleo ou margarina para pincelar

Leia mais...

No dia de São José, ararunenses comemoram chuva e “promessa” de bom inverno

Para os nordestinos, o dia de São José (19 de março) é marcante, especialmente em anos de seca. Considerado o padroeiro dos agricultores, é no dia do santo que os nordestinos fazem a previsão de chuvas para o restante do ano. Caindo nesse dia, vem a certeza de que o inverno vai ser bom. Caso não chova, a estiagem é dada como certa.
E o dia de São José de 2013 reservou períodos de chuva em grande parte do interior do Nordeste, onde mais de mil municípios decretaram emergência por conta da estiagem.

Dentro da previsão do tempo para esta terça-feira (19) em Araruna, Dia de São José, estava a probabilidade de chover cerca de 5mm, segundo o Site Climatempo.
De acordo com o que choveu, certamente esse número já foi ultrapassado, o dia começou com sol, revezando com o tempo nublado, e a partir das 15h00 chuvas rápidas até às 16h40.

Leia mais...

CPI do Tráfico de Pessoas vem à PB e deve ouvir delegado responsável pelo caso Fernanda Hellen

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas no Brasil vai se reunir no próximo dia 5 de abril, em João Pessoa, para discutir entre outros temas o desaparecimento da adolescente paraibana, Fernanda Hellen, de 11 anos. O tema chegou a CPI através de iniciativa do deputado federal, Major Fábio (DEM-PB).

Na oportunidade serão convidados para prestar esclarecimento sobre o desaparecimento de Fernanda Hellen, o secretário de Segurança Pública e Defesa

Leia mais...

  ©Blog Do Feio PB - Todos os direitos reservados.

Inicio