28 de mar. de 2013

Paixão de Cristo de João Pessoa terá quatro noites de apresentação

O espetáculo 'Calvário' é encenado no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa (Foto: Rafael Passos/Secom-JP)
A ‘Paixão de Cristo 2013’ de João Pessoa estreia nesta quinta-feira (28), no Ponto de Cem Réis, no Centro da capital. Este ano, o espetáculo "O Calvário", com texto e direção de Roberto Cartaxo, foi a proposta selecionada. As encenações acontecem durante quatro noites, até domingo (31), sempre com duas sessões, às 19h e às 21h, com entrada gratuita. A previsão da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) é que nesse período um público de mais de 25,6 mil pessoas prestigie o evento.

Durante uma hora e dez minutos de espetáculo, a história milenar de Jesus Cristo será contada na versão do teatrólogo Roberto Cartaxo. O espetáculo é narrado em flash back. Quando Pilatos anuncia a sentença da crucificação, começam as lembranças de Cristo. Elas revisitam desde as passagens mais trágicas, como a traição de Judas, até as mais felizes, a exemplo da entrada triunfal em Jerusalém e a última ceia.

A escolha por alternar passado e presente em vez de fazer uma narrativa linear com relação à ordem cronológica tem uma intenção. A ideia, segundo Roberto Cartaxo, é acentuar algumas passagens da vida de Jesus, fazendo a plateia refletir sobre o significado de cada uma delas. “Pontuamos os momentos mais fortes da história”, observou o diretor.

Para dar conta dos dois tempos narrados na peça, atores diferentes assumem o papel do redentor. Daniel Porpino traz a lembrança do passado de Jesus e Horieby Ribeiro leva o público para a crucificação e glória do Cristo em “O Calvário”.

Espaço terá capacidade para 6,4 mil espectadores
por noite (Foto: Adriano Franco/Secom-JP)
Estrutura para encenação
A Funjope está disponibilizando arquibancada com capacidade para três mil pessoas por sessão, além de cerca de 200 cadeiras voltadas a autoridades, cadeirantes e idosos. Com isso, a ideia é levar o espetáculo a 6,4 mil espectadores em cada uma das quatro noites. Este ano, a ‘Paixão de Cristo’ conta ainda com palco e rampa onde “O Calvário” será encenado. Porém, outras instalações do Ponto de Cem Réis também serão aproveitadas ao longo das cenas, em dois momentos de surpresa para o público.
culturaturismoemeioambiente
G1 Paraiba

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Blog Do Feio PB - Todos os direitos reservados.

Inicio