21 de mar. de 2013

Escovar muito o cabelo antes de dormir não faz bem

Foto: Shutterstock
É provável que você já tenha ouvido de alguém falar (ou até mesmo feito isso) que escovar o cabelo cem vezes antes de dormir é bom para os fios. Esse é um dos grandes mitos sobre cuidados com as madeixas que circulam como se fossem verdades absolutas.

De acordo com a terapeuta capilar, Sheila Bellotti, especialista em tratamentos de cabelos danificados, a técnica da escovação repetitiva é uma grande bobagem. “Essa história de cem escovadas foi inventada por alguém, é um mito”, garante. Ou seja, sentar diante do espelho com a escova na mão pode até ser um grande exercício de meditação, mas para as madeixas faz pouco
efeito.


Sheila, diretora do centro capilar que leva seu nome, no Rio de Janeiro, garante que esse exagero pode, inclusive, ser nocivo aos fios. “Esse exercício pode até mesmo fragilizar os fios pelo atrito repetitivo”, explica. O que é recomendado pela especialista é pentear os cabelos normalmente e
desembaraça-los antes de dormir para não embolar.

Antes de dormir
Há ainda outras precauções que se deve tomar antes de deitar. Uma delas é bastante conhecida: não dormir com os cabelos molhados. “Você tem normalmente fungos e bactérias no couro cabeludo. Ao dormir com os fios molhados, o contato com o travesseiro aquece essa região e esse aquecimento acaba aumentando a proliferação (fungos e bactérias). Outro problema em ir para cama assim é estético, pois a tendência é acordar com as madeixas desgrenhadas e talvez seja necessário lavar novamente para que elas voltem para o lugar.

Quem tem cabelos muito longos pode precisar prendê-los para dormir, mas isso também não é recomendado. Presilhas, por exemplo, podem ocasionar lesões no couro cabeludo quando usadas durante o sono. Se usar um elástico próprio para prender os cabelos, ele poderá ficar marcado pelo longo tempo em que é usado.

E se necessário prender, não se deve amarrar com muita força. “Quando você puxa o cabelo, a linha frontal se desprende”, explica. Isso acarreta a queda de cabelos. Evite ainda materiais não específicos, como atilhos, que causam sérios danos em qualquer situação.



Focando a Noticia 
Canarinho Press
Terra

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Blog Do Feio PB - Todos os direitos reservados.

Inicio