20 de abr. de 2013

Agricultores da região de Itabaiana recebem raquetes de palma forrageira

O Governo do Estado conclui, na manhã deste sábado (20), em Salgado de São Félix, região de Itabaiana, parte da primeira etapa de distribuição de palma forrageira para agricultores familiares criadores de gado em 14 das 15 regiões administrativas da Emater na Paraíba.
A Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap) fará, junto com a sua vinculada Emater, a distribuição de 120 mil raquetes de palma resistente à cochonilha do carmim, variedade “Palmepa PB1”, para sete, dos 12 municípios do Baixo Paraíba: Mogeiro, Salgado de São Félix, Itatuba, Itabaiana, Gurinhém, Ingá e São José dos Ramos. Todos jurisdicionados pela região administrativa de Itabaiana.

Com exceção da região de Picuí, que ainda não definiu data de distribuição, a primeira remessa de raquetes já foi entregue em aproximadamente 180 municípios das regiões de Areia, Solânea, Guarabira, Campina Grande, Serra Branca, Patos, Princesa Isabel, Catolé do Rocha, Pombal, Sousa, Cajazeiras e Itaporanga.
A média de distribuição, de acordo com a Sedap, é de 120 mil unidades. Além da seleção, cadastramento e distribuição cabe à Emater orientar e assessorar agricultores em todo o processo de cultivo dos palmais, a partir do preparo do solo à colheita.
Mais ações – Além de distribuir palma, principal forrageira que se mantém verde e disponível para alimentação dos rebanhos de bovinos, caprinos e ovinos em períodos de longas estiagens, a Emater, sob orientação do Governo do Estado, está desenvolvendo ações de convivência com a seca em todos os municípios atingidos.
Dentre elas destacam-se, palestras, mobilizações, orientações técnicas, cadastro para agricultores comprarem rações mais baratas, elaboração de projetos de crédito rural, dias de campo, distribuição de forrageiras adaptadas a cada região, visitas de intercâmbio, apoio à organização Social e orientações quanto à construção e recuperação de reservatórios de armazenamento de água.


Portal Midia

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Blog Do Feio PB - Todos os direitos reservados.

Inicio