15 de abr. de 2013

Sutiã é artigo desnecessário, defende estudo francês

Achar o formato e o estilo ideal de sutiã pode parecer muitas vezes um desafio, e segundo um estudo francês esse trabalho todo seria algo desnecessário. Isso por que a pesquisa, divulgada pelo Huffington Post e pelo Daily Mail, aponta que o uso de sutiã não apenas não apresenta benefícios para a mulher como pode prejudicá-la a longo prazo. “Clinicamente, fisiologicamente e anatomicamente, os seios não se beneficiam por serem privados da gravidade”, afirmou Jean-Denis Rouillon, professor da Universidade de Franche-Comté, em Besançon, em entrevista à France Info.


Durante o estudo, que durou 15 anos, os pesquisadores acompanharam mais de 300 mulheres, com idades entre 18 e 35 anos, e diferentes tamanhos de seios. Todas foram orientados a não usar um sutiã por diferentes períodos de tempo, entre alguns meses e vários anos. Durante esse tempo, Jean-Denis e analisou os seios das voluntárias para analisar os efeitos da ausência de apoio.

Em geral, a pesquisa descobriu que as mulheres que não usaram sutiã foram beneficiadas a longo prazo, desenvolvendo mais tecidos musculares devido ao suporte natural. A presença contínua do sutiã impediria esse crescimento natural, acelerando a flacidez dos seios. Outra questão observada pelo estudo foi a elevação dos mamilos em relação aos ombros nas mulheres que abandonaram a peça.

Durante o estudo as mulheres também foram questionadas sobre dores nas costas ou alguma restrição na hora de realizar as tarefas diárias quando não usavam sutiã. Segundo Jean-Denis, 42% das mulheres relataram desconforto nos primeiros três meses, porém, a falta da peça não causou dor ou foi empecilho para qualquer atividade, incluindo a prática de esportes. O resultado do estudo mostrou que a ausência da peça mantém os seios mais em forma e também evita dores.

Capucine Vercellotti, uma mulher de 28 anos que participou da pesquisa, descobriu que ela respira mais fácil sem as restrições de um sutiã. “No início, eu estava um pouco relutante com a ideia de correr sem sutiã, mas eu comecei e depois de cinco minutos, já não tinha nenhum problema com isso”, disse ela à Agence France-Presse.
“A decisão de não usar sutiã é favorável à mulher tanto em questão de conforto quanto estética. Ao contrário do que diz a crença popular, o seio não cai, ele fica mais firme e para cima e a qualidade da pele melhora”, defendeu o pesquisador. Mesmo assim, Jean-Denis não é a favor da eliminação completa da peça.
Apesar dos resultados da pesquisa, o professor acredita ser perigoso aconselhar as mulheres a tirar os sutiãs, já que o estudo pode não ser representativo para toda a população. Falando à France Info, Rouillon afirmou que mulheres que usam sutiã por um longo período, décadas, provavelmente não seriam beneficiadas por abandonar a peça agora.
Estudos anteriores mostraram que não usar sutiã durante a prática exercícios físico pode ser prejudicial aos seios. Os ligamentos que suportam os seios não são elásticos e podem esticar de forma irreversível quando balançados pelo impacto forte e repetitivo.


Focando a Noticia
Terra

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Blog Do Feio PB - Todos os direitos reservados.

Inicio