ALPB se ‘veste’ de azul para alertar sobre o câncer de próstata
A ALPB vem incentivando e esclarecendo a população desde o ano de 2009 quando o presidente da Casa, deputado Ricardo Marcelo (PEN), definiu através de propositura a “Semana Estadual de Prevenção do Câncer de Próstata”, que acontece no mês de abril.
Segundo o presidente Ricardo Marcelo (PEN), é necessário que exista engajamento por parte da Casa como forma de estímulo à população na prevenção do Câncer de Próstata. “Destacar os cuidados que os homens devem ter é fundamental para que todos acreditem que é possível prevenir com os exames necessários. Por esta razão a Assembleia tem se preocupado com propostas que possam oferecer a melhoria da saúde no nosso Estado”, ressaltou.
Sobre o câncer - No caso do câncer da próstata, o índice de cura pode chegar a 90% dos casos, desde que detectados cedo. Daí a importância para o diagnóstico precoce dos tumores, alerta o urologista Tarcísio Lucena, do COHM.
Ele ocorre quando as células da próstata sofrem mutações e começam a se multiplicar sem controle. Estas células podem se espalhar (metástase) a partir da próstata em direção a outras partes do corpo, especialmente ossos e linfonodos. O câncer de próstata pode causar dor, dificuldade em urinar, disfunção erétil e outros sintomas.
A medicina classifica o câncer de próstata em três tipos: localizado (inicial), localmente avançado e avançado. Nos dois primeiros casos, há uma proposta de cura da neoplasia; no terceiro, não.
O câncer de próstata é mais descoberto através de exame físico ou por monitoração dos exames de sangue, como o teste do “PSA” (sigla em inglês para antígeno prostático específico).
Focando a Noticia
Agência ALPB
0 comentários:
Postar um comentário