28 de dez. de 2012

Lentidão do site de consulta do Enem 2012 pode ter sido causada por ataque hacker


A lentidão no sistema de consulta das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012 no final da manhã desta sexta-feira (28) pode ter sido causada por um ataque hacker. O Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) chegou a tirar o sistema de consultas do ar durante meia hora, entre 13h e 13h30.
O ataque sobrecarregou o sistema. O pico até 11h da manhã tinha sido 370 mil acessos simultâneos por minuto. Durante a invasão, o site chegou a receber em torno de cinco milhões de solicitações por minuto. Por motivos de segurança, a Diretoria de Tecnologia de Informação do Inep, responsável pelo sistema, optou por retirar o site do ar e tomar medidas de contenção.
Segundo o UOL apurou, o MEC (Ministério da Educação) e o Inep identificaram que o objetivo era para obter os dados dos participantes da prova e torná-los públicos. A invasão foi contida e os dados foram preservados, segundo fonte ligada ao MEC.

Até 16h, 1,54 milhão de notas haviam sido consultadas. No total, 4,1 milhões de inscritos fizeram a prova.

Internautas reclamam de recuperação de senha

Por enquanto, o Inep não confirma os problemas apontados pelos internauta com a recuperação da senha e descarta que esse incidente possa ter relação com a invasão.
O sistema entrou no ar por volta de 8h40. As notas estão disponíveis para consulta no site do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Para acessar os resultados, o estudante precisa informar seu CPF e a senha cadastrada durante o período de inscrição. Caso o participante tenha perdido a senha é possível recuperá-la no sistema. O boletim apresenta o desempenho do candidato nas quatro provas objetivas (linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza), além da nota de redação.
Com os resultados do Enem, os inscritos podem concorrer a vagas nas universidades federais que integram o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), a bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos), a financiamentos do Fies (Programa de Financiamento Estudantil), além de poder usar a nota em diversos processos seletivos.
Interessados em certificação do ensino médio podem utilizar a nota da prova para tal finalidade. Segundo o MEC, o inscrito na prova precisa obter nota mínima de 450 pontos em cada uma das áreas do conhecimento e 500 pontos na redação.
Nota de redação foi para o ar antes do prazo
Os inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012 puderam visualizar os resultados da prova de redação na tarde desta quinta-feira (27).
Segundo a assessoria de imprensa do MEC (Ministério da Educação), as notas ficaram no ar por cerca de 20 minutos e apenas alguns candidatos conseguiram acessar a nota — isso aconteceu durante a homologação do sistema. A homologação é uma das etapas finais antes de colocar sistemas ou novas páginas no ar, em que se fazem testes para saber se os mecanismos estão funcionando como deveriam.

Focando a Noticia
Uol Notícias

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Blog Do Feio PB - Todos os direitos reservados.

Inicio