28 de nov. de 2012

UFPB tem 44 mil inscritos nos dois processos seletivos da instituição


Encerrada a fase de adequação das inscrições para o Vestibular 2013 da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), os dois processos seletivos da instituição contabilizaram 44.002 candidatos interessados, de acordo com a Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve).
O Processo Seletivo Seriado (PSS) e Processo Seletivo (PS) sofreram alterações de adequação às novas normas sobre reserva de vagas por meio de cotas, previstas no Decreto Nº 7.824, de 11/10/2012 e da Portaria Normativa MEC Nº 18, de 11/10/2012.

Em edital divulgado pela Coperve, as provas do PSS serão realizadas nos dias 16 e 17 de dezembro, referentes a primeira e segunda séries, e 20 e 21 de janeiro, relacionado ao PSS 3. Os editais preveem a divulgação da primeira lista de classificados para 1º de março de 2013 (PSS) e 5 de março (Processo Seletivo para cursos de graduação ou sequenciais com prova de conhecimento específico). O cadastramento dos candidatos classificados na primeira lista ocorrerá no período de 6 a 19 de março.
Foi divulgada na terça-feira (27), a relação contendo os nomes de 3.114 fiscais de sala e de setor convidados para trabalhar nas provas dos PSSs 1 e 2, a serem aplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro do corrente ano.a aplicação das provas em João Pessoa estará também afixada na sede da Coperve e, nas cidades de Campina Grande, Patos, Sousa, Areia, Bananeiras, Mamanguape e Rio Tinto estará também disponível com o representante da Coperve nessas cidades.
Reserva de vagas
A ocupação das vagas oferecidas para os cursos de graduação da UFPB, no PSS 2013, vai acontecer através da concorrência geral, da qual participam todos os candidatos inscritos, e por reserva de vagas. São 65% para concorrência geral, 35% para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escola pública, 60% para candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita e 40% para candidatos com renda familiar bruta superior a 1,5 salário-mínimo per capita. Para os candidatos com deficiência egressos da escola pública será reservado 5% sobre o total reservado para a escola pública.
Em qualquer dos grupos definidos anteriormente, serão destinadas vagas a autodeclarados pretos, pardos e indígenas na proporção de 58,90667%, igual à soma dos percentuais dessas etnias no estado da Paraíba, divulgados no Censo Demográfico IBGE/2010. As vagas reservadas restantes serão destinadas aos demais candidatos egressos da escola pública.


Focando a Notícia
G1 PB

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Blog Do Feio PB - Todos os direitos reservados.

Inicio