19 de abr. de 2013

Trocolli abraça campanha contra o câncer de próstata e alerta homens para o exame preventivo

O deputado estadual Trocolli Júnior (PMDB) abraçou a campanha de prevenção ao câncer de próstata iniciada nessa quinta-feira (18) na Assembleia Legislativa da Paraíba durante sessão especial. O parlamentar fez um alerta aos paraibanos para que todos enfrentem o preconceito e façam o exame necessário para a descoberta da doença que, segundo o Sistema de Informações Sobre Mortalidade da SES, de 2001 a 2013, levou 2.479 homens à morte no Estado. Esse número supera qualquer outro tipo de câncer, como estômago (2.451) e pulmão (2.442).


“Tenho plena convicção que uma campanha como essa vai fazer com que no futuro bem próximo muitos cidadãos sejam salvos dessa doença. É importante que os homens façam o exame preventivo. É preciso enfrentar o preconceito, porque ninguém deixar de ser homem por fazer o toque que é extremamente importante para o diagnóstico precoce da doença”, alertou o deputado chamando a atenção dos gestores públicos municipais para que discutam o assunto em suas cidades e incentivem os homens a fazerem o exame de próstata.

Trocolli aproveitou o lançamento da campanha para parabenizar o presidente da Casa Epitácio Pessoa, Ricardo Marcelo (PEN), pela iniciativa. “O presidente Ricardo Marcelo deu uma nova cara a esta Casa. Desde que aqui chegou ele abraçou as grandes causas da Paraíba. Até tempos atrás falar sobre o exame de próstata era um tabu e Ricardo Marcelo abraçou essa causa”, ressaltou.

O deputado também aproveitou o momento para felicitar o presidente da Fundação Napoleão Laureano, Antônio Carneiro Arnaud, pelo trabalho que ele desenvolve a frente do hospital. “Peço a cada um que se encontra aqui nessa Casa e aos que estão em suas casas que conheçam o hospital Napoleão Laureano. Visitem as alas infantil e adulto América Latina. Por isso, faço uma homenagem a Carneiro Arnaud que dedicou a sua vida a manter o hospital aberto”, enfatizou.

Trocolli também pediu que as pessoas ajudem ao Hospital Napoleão Laureano que é uma entidade filantrópica e precisa de doações para se manter aberto. “Quem não já teve um parente ou um amigo que sofreu dessa doença. Hoje 600 homens tratam câncer de próstata no hospital Laureano. São pessoas que vêem de todas as partes, por isso peço que todos ajudem esse trabalho”, destacou.

Sobre a campanha

A campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata é um evento de autoria do presidente da Casa, deputado Ricardo Marcelo (PEN), e teve a finalidade de alertar a população para o diagnóstico precoce da doença. A sessão especial foi prestigiada por profissionais de saúde, autoridades políticas e representantes dos municípios paraibanos.

A temática está sendo debatida pelo Poder Legislativo, que está realizando a segunda edição da campanha com o objetivo de chamar a atenção para a importância de prevenir sobre os cuidados com a saúde do homem. A ‘Semana Estadual de Prevenção ao Câncer de Próstata’ foi instituída pela ALPB através da lei 8.609/08.

A campanha tem parcerias com diversas prefeituras de municípios paraibanos onde serão realizados exames e consultas médicas para a prevenção. Incentivado pela ALPB, o prefeito de Jacaraú, João Ribeiro (PMDB), vai criar um projeto para instituir o Dia Municipal de Prevenção ao Câncer de Próstata.  “A gente recebeu a visita da Assembleia e vamos levar adiante esta campanha, pois muitos homens têm dificuldade de fazer o exame. Por incentivo da iniciativa da ALPB vamos criar um projeto para instituir o Dia Municipal de Prevenção ao Câncer de Próstata em Jacaraú”, destacou.

A segunda edição da Semana de Prevenção vai contar com ações nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Esperança, Patos, Sousa, Cajazeiras, Baía da Traição, Aroeiras, Quixaba, Cajazeirinhas, Jacaraú, Caiçara, Santa Terezinha, Tavares, Caaporã, Belém, Conceição, Areia de Baraúnas, Pilar, Pilões, Boa Ventura, Aguiar, Mogeiro, Casserengue, São José de Espinharas e Condado.

No Brasil – O câncer representa a segunda causa de morte, segundo estudo do Instituto Nacional de Câncer – José Alencar Gomes da Silva (Inca), atrás apenas das doenças do coração. No ano passado, foram descobertos mais de 52.680 casos de câncer da mama, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Em relação ao câncer da próstata, foram registrados mais 60.180 casos entre brasileiros em 2012. Em 2013 são esperados mais de 500 mil novos casos.




Focando a Noticia
Assessoria de imprensa

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Blog Do Feio PB - Todos os direitos reservados.

Inicio