Abertas inscrições para programa de esporte em escolas públicas de educação integral
Divulgação/Ministério do Esporte |
De acordo com o secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), Vicente Neto, a meta das duas pastas é ampliar o número de instituições de ensino contempladas dos atuais 5 mil para 20 mil. O programa poderá ser implantado ainda no primeiro semestre de 2013.
“Com esse número, no final do ano, as escolas transformarão o programa em de âmbito nacional, com uma cobertura integrada e com a participação dos dois ministérios na metodologia”, completa Neto.
Ampliação
O Programa Segundo Tempo foi ampliado nesta semana e a iniciativa possibilitará que, cerca de, 32 mil escolas da rede pública de ensino municipal e estadual do País, que participam do programa Mais Educação desde o ano passado, possam desenvolver o programa de inclusão social através do esporte.
A possibilidade de participação em grande escala permitirá a ampliação do atendimento para mais de seis milhões de alunos, informa o secretário. “O Ministério da Educação vai apoiar o Ministério do Esporte nos investimentos necessários para essa ação, como, por exemplo, complementando recursos para o fornecimento de kits de materiais esportivos para escolas que ultrapassarem o limite orçamentário de nossa pasta”, afirma Neto.
A parceria interministerial entre o Segundo Tempo e o Mais Educação iniciou suas atividades em 2010 como projeto piloto, beneficiando quase 400 mil estudantes, distribuídos em cerca de mil escolas. No ano passado, a ação alcançou a casa de sete mil unidades de ensino, garantindo atendimento a mais de 1,5 milhão de alunos.
A proposta de esporte na escola supera o modelo de modalidade única, oferecendo aos alunos a oportunidade de múltiplas vivências esportivas, tendo como base o atletismo.
Programa Segundo Tempo
O Segundo Tempo tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte, de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.
Os objetivos específicos do programa são oferecer práticas esportivas educacionais, estimulando crianças e adolescentes a manter uma interação efetiva que contribua para o seu desenvolvimento integral; oferecer condições adequadas para a prática esportiva educacional de qualidade; desenvolver valores sociais; contribuir para a melhoria das capacidades físicas e habilidades motoras; contribuir para a melhoria da qualidade de vida (auto-estima, convívio, integração social e saúde); e contribuir para a diminuição da exposição aos riscos sociais, como as drogas, prostituição, gravidez precoce, criminalidade, trabalho infantil e a conscientização da prática esportiva, assegurando o exercício da cidadania.
Mais Educação
O programa Mais Educação, criado em 2008, garante aos estudantes do primeiro ao nono ano das escolas públicas participar de atividades orientadas no turno oposto ao matriculado, além de reforço escolar. No primeiro ano, teve adesão de mais de 1,3 mil escolas públicas e, atualmente, já está presente em 32 mil unidades de ensino, incluindo quase 10 mil escolas do campo.
A iniciativa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do Índice de Efeito Escola (IEE) – indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.
Por esse motivo a área de atuação do programa foi demarcada inicialmente para atender, em caráter prioritário, as escolas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), situadas em capitais e regiões metropolitanas.
Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.
Fonte:
Focando a Noticia
Ministério do Esporte
0 comentários:
Postar um comentário