24 de jan. de 2013

230 mil alunos já se matricularam nas escolas da rede estadual


matriculasSegundo balanço realizado pelas 14 Gerências Regionais de Educação (GRE), cerca de 230 mil alunos já realizaram matrícula nas 806 escolas da rede estadual de ensino. A 1ª GRE, com sede em João Pessoa, já matriculou quase 100 mil alunos, o que, de acordo com a gerente Wleika Aragão, é um número positivo. “No ano passado, tivemos um total de 104 mil matriculados, então este ano a tendência será elevar este número até o final do período de matrícula”, destacou.
As matrículas começaram no dia 2 e seguem até o dia 31 deste mês. As aulas terão início no dia 7 de fevereiro. No total, o Estado disponibiliza 460 mil vagas, sendo 100 mil vagas para alunos novatos.
Os alunos veteranos foram matriculados automaticamente, no mês de dezembro. Durante o período de matrícula, as GREs organizaram postos de informações sobre as vagas de cada escola e utilizam estratégias de divulgação, em conjunto com os diretores das escolas, que vão desde a realização de campanhas, visita às famílias, distribuição de cartazes a anúncios nos meios de comunicação.
“As escolas que, eventualmente, ficarem impedidas de iniciar o ano letivo na data estabelecida, deverão elaborar calendário especial, a ser submetido à apreciação e aprovação da GRE e, na sequência, enviado à Geage”, explicou a gerente Antonieta Nóbrega.
O calendário escolar terá 204 dias letivos para o turno diurno e 209 dias para o turno noturno, divididos em quatro períodos bimestrais, incluindo o primeiro segmento (Ensino Fundamental I) da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para o segundo segmento (Ensino Fundamental II e Ensino Médio da EJA) serão 104 dias letivos, divididos em dois períodos bimestrais.
Para esclarecer dúvidas, os estudantes e familiares podem ligar para a Gerência Executiva de Acompanhamento da Gestão Escolar (Geage), no número (83) 3218-4055, ou se dirigirem à GRE da sua região.
Planejamento do Ano Letivo - Os dias reservados ao planejamento escolar e às provas finais não serão computados como dias letivos. As aulas não ministradas, devido aos feriados locais, dias facultativos ou outros não previstos no calendário letivo, deverão ser compensadas mediante calendário de reposição elaborado pela escola e submetido à apreciação do Núcleo de Acompanhamento da Gestão Escolar (Nage), da respectiva Gerência Regional de Educação, que deverá acompanhar a execução.
Dia da Acolhida - O primeiro dia do ano letivo é considerado o Dia da Acolhida. A orientação da Secretaria de Estado da Educação (SEE) é que a escola, após o planejamento, reserve o período da semana pedagógica para organizar a recepção dos estudantes no dia 7 de fevereiro. A recomendação para esse dia é que a escola convide a comunidade com o objetivo de acolher os estudantes e compartilhar as atividades educativas que foram planejadas para o ano letivo de 2013.
Diretrizes para o ano letivo - A SEE lançou e distribuiu com os gestores escolares a cartilha “Diretrizes Operacionais para o Funcionamento das Escolas da Rede Estadual de Ensino – 2013″, destinada aos 14 gerentes regionais de educação, técnicos e professores da rede estadual de ensino.
A cartilha apresenta normas para o funcionamento das escolas e é dividida pelos seguintes tópicos: Área Administrativa, compreendendo as matrículas, o calendário escolar, a frequência escolar, a organização das turmas e os conselhos escolares; e Área Pedagógica, com a proposta pedagógica das escolas, os processos avaliativos, indicadores de qualidade da educação e os ensinos de Educação Física, Música, Língua Espanhola e Ensino Religioso.
No documento também estão listadas as modalidades de ensino (Ensino Normal, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Indígena, do Campo e Profissional). Na Organização da Educação Básica estão as informações referentes ao Ensino Fundamental de Nove Anos e ao Ensino Médio. Na questão da Transversalidade, a cartilha aborda temas como a Educação da Diversidade Étnico-Racial, Educação Quilombola, Programa Nacional de Educação Fiscal (Pnaf), Educação para o Consumo, Educação em Direitos Humanos e Educação Ambiental.
Também integram a cartilha os projetos de Apoio à Educação Básica, como os programas federais em parceria com a SEE (Programa Ensino Médio Inovador – Proemi, Mais Educação, Escola Aberta, Saúde na Escola, Projovem Urbano, Pronatec, entre outros) e os programas estaduais (Primeiros Saberes da Infância, Revisitando os Saberes, Educador Digital e PBVest).

 Focando a NoticiA
Secom-PB

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