13 de nov. de 2012

Só 6% das cidades do País têm plano de prevenção de desastres naturais


Há 344 municípios com estratégia definida para evitar catástrofes
A maioria das cidades brasileiras não se previne contra desastres naturais e catástrofes ambientais. Dos 5.565 municípios do País, 6,2% contam com um plano de redução de riscos ou com programas e ações preventivos de gerenciamento de riscos de deslizamento e recuperação ambiental, segundo a Pesquisa de Informações Básicas Municipais 2011, divulgada nesta terça-feira (13) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).



Esta é a primeira vez que um levantamento do tipo é feito pelo instituto no País. O levantamento aponta que apenas 344 cidades abordam preventivamente as eventuais e possíveis tragédias, como as que ocorreram no Morro do Bumba, no Rio de Janeiro em 2010. Em contrapartida, 564 municípios estão elaborando alguma política nesta área.
A maior incidência desses planos está nas cidades com mais de 500 mil habitantes. Dessas, 52,6% já possuem estratégias, e 21% estão estudando como realizar a prevenção de riscos.
As principais atitudes demonstradas para contornar esse tipo de problema são a drenagem urbana e construção de redes e galerias de águas pluviais. Embora com menos destaque, obras de construção de muro de proteção e dique, desassoreamento e remoção de moradias de áreas de risco também foram levadas em conta.

R7

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Blog Do Feio PB - Todos os direitos reservados.

Inicio