19 de nov. de 2012

Agricultores da PB pagarão energia mais barata em alguns horários


A tarifa de energia elétrica em alguns horários será mais barata para os agricultores da Paraíba. De acordo com a Secretaria de Comunicação do estado (Secom-PB), o Programa ‘Tarifa Verde’ prevê a mudança, ou instalação de medidor dupla tarifa de energia elétrica possibilitando melhor desempenho e aproveitamento dos recursos e uma melhor qualidade de vida para o pequeno produtor rural. O objetivo é diminuir os gastos com irrigação e bombeamento, que aumentam nos períodos de seca.

A meta é atender 4 mil agricultores familiares que apresentem perfil delineado para este Programa ao longo de três anos de execução, no período de janeiro/2013 – dezembro/2015.
A regulamentação do setor elétrico (Resolução Normativa ANEEL nº 414, de 9 de setembro de 2010) prevê, para irrigação, tarifas de consumo diferenciadas em função dos horários de utilização ao longo do dia, proporcionando descontos na região Nordeste de 90% para consumidores do Grupo A, e 73% do Grupo B, durante o período das 21h30 às 6h do dia seguinte.
Na Paraíba, o consumidor pode optar também por um segundo horário entre as 2h30 às 11h, com os mesmos benefícios de descontos.
Segundo o Estado, poderão ter acesso ao Programa, os agricultores irrigantes do estado que possuírem a Declaração de Aptidão ao PRONAF, dispuserem de suprimento hídrico em quantidade e qualidade e solos aptos para irrigação, sistema de irrigação implantando ou em implantação com eficiência mínima de 80% e assinar o Termo de Responsabilidade para a conservação e o uso do equipamento a ser instalado na sua área.
focando a noticia/G1 PB

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Blog Do Feio PB - Todos os direitos reservados.

Inicio