5 de ago. de 2011

Celebrações marcam os 426 anos de João Pessoa

Sexta, 5 de Agosto de 2011 - 10h44

Celebrações marcam os 426 anos de João Pessoa

No dia 5 de agosto, em 1585, às margens do Rio Sanhauá, nasce a cidade hoje chamada de João Pessoa, em homenagem ao antigo governador do Estado, morto em Recife. Para celebrar os 426 anos de história – a cidade é uma das mais antigas do país – várias atividades homenageiam a capital paraibana.
Várias atividades acontecem, hoje, em vários pontos da cidade, como passeio ciclístico, missa solene na catedral em tributo a padroeira da cidade, Nossa Senhora das Neves e a tradicional procissão pelas ruas centrais. A Estação Ciência também tem programação especial. Os bancos, comércio e repartições públicas municipais estarão fechados e as repartições públicas estaduais baseadas em João Pessoa terão expediente facultativo.
Os shoppings da Capital terão horários de funcionamento diferenciados. O Manaíra Shopping estará funcionando normal, das 19h às 22h, assim como o MAG Shopping. O Tambiá Shopping abre ao meio-dia e encerra em seu horário normal. A praça de alimentação do Shopping Sul funciona das 11h às 21h e as lojas abrem às 14h e fecham às 20h.
Os trens funcionarão normalmente, com a primeira viagem às 04h25 e última às 19h41. Os ônibus urbanos terão um reforço em algumas linhas, que farão viagens extras a partir de hoje até domingo. São elas: nas linhas 302 (Mangabeira/Cidade Verde), 116 (Engenho Velho/Gramame), 204 (Cristo), 2300 (Circular) e 3200 (Circular), além das linhas do Tetéu.
Estação Ciência promove dia especial
 A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes tem programação especial para hoje, feriado municipal. A partir das 9h, os pessoenses poderão assistir à ao documentário 'João Pessoa – Memória da cidade', no segundo pavimento da Torre do Mirante. As exibições acontecerão de hora em hora até às 21h. No mesmo local também estarão expostas obras do fotógrafo Antônio David, chamada 'Além do Olhar, com imagens de vários pontos da cidade, em cor sépia, dando um toque de nostalgia às fotos.
Também abrigará a mostra do artista plástico Jonas Lourenço, chamada Filipéia, com esculturas, pinturas e instalações que remetem aos monumentos históricos e arquitetônicos de João Pessoa. Ambas estarão abertas à visitação até o final do mês.
Várias oficinas culturais e pedagógicas, como quadrinização, violão, flauta e origami, acontecem no decorrer do dia, além das atividades tradicionais da Estação (planetário, caminho do conhecimento e laboratório de astronomia). Já às 17h, acontece um concerto didático do grupo de Saxofone do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB). Além das inúmeras atividades culturais e recreativas, a Estação Ciência abriga uma estrutura de árvore para que todos os visitantes pendurem depoimentos sobre a cidade.
Amistoso da seleção paraibana 
 A seleção de futebol paraibana joga, hoje, no Estádio Almeidão, contra os veteranos da seleção brasileira. O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, dá o pontapé inicial da partida, que será em homenagem ao aniversário da cidade.
Unipê promove ação social para os pessoenses
O Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) também homenageia o aniversário da Capital paraibana com uma ação social, na Praça do Coqueiral, no bairro de Mangabeira. Das 10h às 14h, alunos e professores estarão oferecendo serviços como teste de diabetes (glicemia), exame auditivo (meatoscopia), verificação de pressão arterial, avaliação física e postural, assim como orientação psicomotora e psicopedagógica para crianças e jovens.
Mobilização “Nossa Bandeira é a Cultura”
 No dia do aniversário da cidade, o Movimento Varadouro Cultural promove a mobilização “Nossa Bandeira é a Cultura”, defendendo a mudança da bandeira da Paraíba. O evento acontece durante todo o dia nas casas de cultura e ruas do Varadouro, no Centro, com exposições de arte, rodas de conversas, apresentações musicais, exibição de vídeos, entre outros.
O movimento procura apresentar aos pessoenses o contexto histórico que a cidade passava no momento da mudança da sua bandeira, quando passou a ser preto e vermelho com a palavra “Nego” estampada, simbolizando o luto e o sangue do então governador João Pessoa. Segundo o músico e produtor cultural, Danylo Aguiar, a bandeira atual não representa o espírito do povo paraibano e que o colorido da bandeira verde e branca é o melhor símbolo para o Estado.
A partir das 00h30 acontecem vários shows simultaneamente em três casas de cultura que rodeiam a Praça Antenor Navarro. O ingresso para todas as apresentações é R$ 10, pago apenas na primeira casa de cultura que a pessoa entrar.        
Festa das Neves
 As celebrações do aniversário da cidade se encerram na Festa das Neves, que traz hoje a cantora Zélia Duncan, com a abertura da Orquestra de Câmara Cidade de João Pessoa (OCCJP), no palco montado no Ponto de Cem Réis, a partir das 21h. Antes dos shows principais, às 19h, sobem ao palco os artistas do projeto “Brincantes Brasileiros na Paraíba”, Boi de Reis Estrela do Norte, Reisado de Zabelê, Maracatudo Camaleão, Boi Bumbá Corre Campo e Ciranda dos Tupinambás.
O Ponto de Cem Réis se transformará num verdadeiro cinema ao livre com a exibição do documentário “Missão de pesquisas Folclóricas”, do escritor modernista Mário de Andrade que, em 25 minutos de vídeo, mostra o trabalho da sua missão, em 1938, no Norte e Nordeste do país, época que era o diretor do Departamento de Cultura da cidade de São Paulo. Aqui, a equipe de Mário passou pelas cidades João Pessoa, Itabaiana, Campina Grande, Patos, Pombal, Sousa, Cajazeiras, Coremas, Alagoa Nova, Areia, Alagoa Grande, Mamanguape e Baía da Traição.
Você pode ver a matéria completa e todos os cardenos especiais, na edição desta sexta-feira (5), do Jornal Correio da Paraíba.
  
Da Redação, com Amanda Carvalha, do Jornal Correio

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Blog Do Feio PB - Todos os direitos reservados.

Inicio